AGENDA
Lista de títulos 28-04-2011
Informativo nº 5 - Ano I

DIRETORIA DA APEP PREPARA SEMINÁRIO

Durante última reunião, liderança da APEP elegeu temas para evento a ser realizado ainda neste semestre. Revisão do estatuto, atualização do site e preparo de documento para a SPPC também entraram na pauta

Recentemente, os diretores da APEP se reuniram para discutir as novas ações da Associação. A presidente Valeria Bernasconi, os vices Carlos Gaggini e Mário Ribeiro e os diretores Claudia Costalonga, Herbert de Souza Andrade e Marcelo Neves colocaram na pauta como prioridades a realização de evento previsto para o primeiro semestre e o preparo de documento com sugestões de mudanças no setor de previdência privada, a ser encaminhado em breve para a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC).

Com o objetivo de divulgar o trabalho da APEP e incentivar as associadas a participarem mais intensamente das atividades da organização, foi proposta a realização de um evento aberto também ao mercado. As opções de tema são: 'Supervisão Baseada em Risco', com a presença da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), ou, caso não seja possível contar com a presença do órgão fiscalizador, pode-se optar por 'Legislação e Regulamentação', com a participação da SPPC. Os contatos com os órgãos do governo já foram iniciados.

Durante a reunião, a presidente reforçou o compromisso assumido com o secretário da SPPC, Jaime Mariz de Faria Júnior, em reunião no dia 28 de março, para apresentação de documento com a relação de mudanças que o setor entende como necessárias para a ampliação dos fundos de pensão no país. As associadas serão convidadas a participar da elaboração do texto final, tecnicamente fundamentado, previsto para ser enviado à Secretaria em junho. Alguns membros do Conselho Consultivo já foram contatados e listaram os principais itens, que foram adicionados aos temas discutidos na primeira reunião com a SPPC.
A APEP também iniciou uma campanha para ampliar seu quadro e envolver outras entidades em suas atividades. O diretor Marcelo Neves já identificou na região de Campinas oito fundos de pensão com interesses comuns e com potencial para a realização de encontros.

A associação também iniciou a revisão de seu estatuto, com o objetivo de melhorar o gerenciamento da organização, já que o documento nunca passou por alterações desde sua fundação, em 1989. O site também deverá ser submetido a mudanças nos próximos meses, de forma a tornar-se mais dinâmico e representar o verdadeiro veículo de transmissão das ações da APEP e informações de todo o mercado de previdência privada.